segunda-feira, 18 de setembro de 2017

038- A honestidade interior


Aos outros podemos dizer que somos as pessoas mais incríveis do mundo, que não mentimos, que não roubamos, que não enganamos ninguém.
Dificilmente alguém assume a sua própria desonestidade.  É mais fácil apontá-la fora, escolhendo alguém para projetarmos a nossa própria sombra.
Ficamos bravos e indignados com os defeitos dos outros e isto pode ser um grande motivo para estarmos ocupados e não vermos os nossos próprios erros.  Você promete a si mesmo que vai parar de fumar porque está cansado de saber que o  cigarro faz mal e com o tempo irá lhe trazer grandes prejuízos para a sua saúde.  Então você diz: - Segunda-feira eu paro de fumar.  E quando chega a Segunda...  Lá está você fumando como sempre.  É como a criança que come o doce escondida da mãe que lhe proibiu.  Só porque a mãe esta vendo tudo, mesmo que muitas vezes faça de conta que não viu.
Enganando-nos a nós mesmos sentimo-nos mal.  Falta a  integridade e sem ela não podemos ser autoconfiantes.  Portanto é fundamentalmente que resolvamos este conflito interno, se quisermos viver em paz.  Para isto precisamos integrar nossos vários eus, criando um diálogo saudável entre nossas vozes responsáveis e as irresponsáveis que habitam o nosso ser.

Mas o primeiro passo é deixar de julgar os outros e a nós mesmos, aceitando as imperfeições como o início de um processo evolutivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário