domingo, 1 de outubro de 2017

041- A imaturidade


Uma das principais características da imaturidade é a dificuldade em assumir a responsabilidade pelos próprios atos.  Esta dificuldade acaba levando a um comportamento nada louvável que é faltar com a verdade.
É claro que a imaturidade não é um problema apenas dos homens, mas sem dúvida podemos constatar um número muito maior de queixas em relação ao sexo masculino.
Como em nossa sociedade a maioria dos homens não é educada para entrar em contato com suas emoções e demonstrá-las com naturalidade, não é de admirar que eles tenham muito mais dificuldade em assumir seus erros e exibir suas fragilidades e inseguranças.
O imaturo sempre oferece desculpas esfarrapadas para seu comportamento infantil, ao invés de assumir os erros e revelar-se como realmente é, sem disfarce ou subterfúgios.
Nos relacionamentos a sinceridade é um componente imprescindível, sem o qual a confiança se torna impossível.  Ao descobrir que uma pessoa nos falta com a verdade, não podemos ser coniventes com tal comportamento, se quisermos construir relacionamentos profundos e verdadeiros.
Se procurarmos arranjar justificativas para a falta de sinceridade do outro, por medo de perdê-lo, estaremos apenas ajudando-o a permanecer eternamente imaturo.  É fundamental fazer com que a pessoa perceba que ninguém pode ser feliz vivendo uma vida de mentiras, insistindo em se relacionar com imagens e não com aquilo que realmente é, e que prosseguir assim, recusando-se a sair da imaturidade, só poderá resultar em uma vida cheia de problemas.

Crescer não é fácil, pois pressupõe estarmos atentos o tempo todo às consequências de nossas atitudes.  Mas sem este exercício, tão necessário ao amadurecimento, ficaremos eternamente enredados em nossas próprias infantilidades, e perderemos a chance de construir relacionamentos muito mais verdadeiros, onde as pessoas se revelem como realmente são, sem máscaras que ocultem o que desejam de verdade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário