sexta-feira, 10 de novembro de 2017

052- Alcoólicos Anônimos no Brasil



1945 – Um membro viajante norte-americano, de nome Bob Valentino, amigo de Bill W. (Fundador de A.A.) de passagem pelo Rio de Janeiro, conhece uma pessoa chamada Lynn Goodale, o trazendo a sobriedade. Assim, depois da volta de Bob para os EUA, Lynn se tornou o único contato possível no Brasil.

1946 – Herbert L. Daugherty, que conheceu Alcoólicos Anônimos em Chicago, EUA; veio ao Brasil a trabalho e escreveu à Fundação do Alcoólico solicitando contatos. Decidido a formar um Grupo de A.A. no Brasil e de manter sua sobriedade, continua durante o ano se comunicando com a Fundação.

1947 – Este foi o ano onde culminou o início do A.A. no Brasil. Em julho, Herbert recebeu o endereço de outro A.A., residente no Rio de Janeiro e panfletos em espanhol. Já em outubro, a Fundação expressa sua felicidade pelo início do primeiro Grupo de A.A. no Brasil, que conforme registro documentado teve com a inauguração no dia 05 de setembro. Sendo Antônio P. o primeiro brasileiro a fazer parte do grupo.

1948 – No Rio de Janeiro, Herbert se encontra com Harold, um anglo-brasileiro com um caso de alcoolismo tido como perdido, e em sua conversa Herbert contou-lhe sobre como evitar o primeiro gole, o plano das 24 horas de sobriedade e sobre a melhora em sua vida pessoal e empresarial depois que se uniu ao A.A.. Pediu que colocasse em prática e que quando parasse de beber tentasse traduzir o máximo do folheto do A.A. que lhe entregara.

1949 – No início do ano o folheto estava impresso e começava a ser distribuído a todos que solicitavam. Em junho, quando Herbert retornou aos EUA, já havia um grupo com doze membros que se reuniam regularmente todas as segundas-feiras, numa pequena sala da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro. O grupo depois de muitas denominações se manteve com o nome de “Grupo Rio de Janeiro de A.A.” Em lugar de Herbert, foi incumbido à Eleanor, que era norte-americana, as correspondências e tradução do material recebido da Fundação.

1952 – Os serviços no Brasil começaram a se desenvolver. No dia 08 de dezembro, foram registrados os primeiros Estatutos da Irmandade no Brasil. Foi fundado o Grupo Central do Brasil, que centralizou as atividades do A.A. Também houve diversas realizações referente a Literatura, como divulgação externa, a tradução e publicação. Neste ano também foi instituída a Sacola da Sétima Tradição.
1968 – Até o momento já se encontravam 88 Grupos funcionando.

1969 – Foi fundado no Brasil, o Centro de Distribuição de Literatura A.A. para o Brasil – CLAAB. A publicação do livro Alcoólicos Anônimos, que ficou no Brasil como “Livro Azul”, proporcionou o intercâmbio oficial entre os Grupos existentes na época como também seu cadastramento junto ao CLAAB.

1975 – Em 29 de fevereiro foi fundada a JUNAAB, cujo objetivo era a afirmação da maioridade, unidade e continuidade do A.A. no Brasil, que já se apresentava com mais de 500 Grupos em todo o país. Propiciando um melhor distribuição e encargos executivos, com desmembramento das funções trazendo mais eficiência na execução de serviços e ao tendimento da correspondência. Sendo ela constituída como uma Sociedade Civil, sem fins lucrativos e com o Fórum na cidade de São Paulo, Capital.

1983 – Durante a VII Conferência de Serviços Gerais em São Paulo, foram eleitos os Primeiros Custódios do Brasil, cuja posse aconteceu na VIII Conferência, em Blumenau – SC.

1985 – Sempre foi desejada desde das primeiras Convenções, uma revista brasileira de A.A. que servisse de divulgação ao público. Então durante a Segunda Reunião de Serviços Nacionais, elegeu-se uma diretoria e foi autorizada a edição experimental: que seria o número “zero” da Revista Brasileira de AA já em novembro com o sucesso de 5.000 exemplares vendidos da revista, o Comitê de Literatura da Junta, designou um nova direção e a revista foi batizada com o nome de “Vivência”.

1986 – Recomendou-se à sistemática de contribuição proporcional para os Órgãos de Serviços, assim distribuída: 60% para Centrais/Intergrupais, 25% para o Comitê de Área e 15% para a JUNAAB.

1988 – O AA Brasileiro assumiu compromissos de apadrinhamento de países africanos como a Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Principie, por esses países serem de língua portuguesa.

1994 – A Revista Vivência passou a ser editada a cada dois meses.



Desde o seu início, em 1935, milhares de homens e mulheres em todo o mundo têm ouvido ou lido a respeito da Irmandade de Alcoólicos Anônimos. Desde então AA se tornou uma Irmandade Mundial, demonstrando que a maneira de viver de AA hoje pode superar quase todas as bandeiras de raça, de credo e de idioma. Desses, cerca de dois milhões são agora membros de AA. Pessoas que antes bebiam em excesso, finalmente tiveram que reconhecer sua impotência perante o álcool e agora experimentam uma nova maneira de VIVER, sem beber”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário