sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

010- 5º Passo de N.A. (Visão do Calunga)


“Admitimos perante o Poder superior, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas”.

Eu vou falar... Eu vou ter que falar isso! E se você che­gou até aqui, provavelmente, é porque está pronto pra ouvir.

É o seguinte: o orgulho não é uma coisa fácil, não. Você pode tirar ele da sua frente, mas ele acaba ficando do lado, ou atrás, ou escondidinho esperando pra aparecer quan­do você menos espera. Remover o orgulho totalmente de dentro de um ser humano é uma tarefa pra muitas vidas, muuuuitas vidas como essa que você tá vivendo.

Por isso, você talvez não consiga colocar ele pra fora como queria, jogar aquele trambolhão na caçamba e dar “adeusinho” tão facilmente. Então eu vou dizer o que você pode fazer com o seu orgulho, quando ele quiser mostrar suas asinhas. Manda ele ficar quietinho... Pssst! Quietinho!!

Você pode, com pleno direito, mandar ele ficar quieto e não atrapalhar, porque ele é uma vitrola velha tocando na sua mente, um tagarela chato. E você não precisa dele agora, então, pede licença, diz pra ele “agora, não, meu caro!”. Fala assim:

– Eu tenho uma coisa importantíssima pra fazer e, se você estiver por aqui, eu não vou conseguir. Se você ficar fa­lando comigo, eu vou me distrair, e eu não posso fazer isso. Eu comecei com esse negócio e estou levando esses Passos muito a sério, pra entrar na sua lábia logo agora! Vou fazer uma faxina grande e profunda em mim mesmo.

Ah! Porque a gente tem de ser firme, quando resolve uma coisa. Se resolve e não é firme, é o mesmo que não resolver, o mesmo que deixar as coisas correrem frouxas e depois dizer que “– Ah! Aquilo não deu certo... Vai ver que não era pra mim...”

Se você quer fazer dar certo, precisa levar a sério.

Mas não é porque não tem o orgulho, que sempre esteve aí, do seu lado, alimentando suas ilusões sobre si e criando dor na sua vida, que você vai estar sozinho. Você já pediu forças a Deus, o que é o melhor começo possível. Agora, quando o orgulho sair, você vai descobrir que tem lugar pra uma nova companheira chegar: a humildade.


Essa, sim, é uma amiga que vai sempre estar junto, sem­pre respeitar suas capacidades e seus limites. Uma amiga que sempre vai aconselhar você da melhor maneira. E que, se você não conhece, ou conhece só de nome, já está mais que na hora de ser apresentado a ela.


Nenhum comentário:

Postar um comentário