segunda-feira, 16 de outubro de 2017

045- A vergonha


Compreender os nossos sentimentos não é tarefa fácil.  A maioria de nós já sentiu o peso da vergonha as determinadas alturas, alguns de nós foram desonestas em relação aos nossos sentimentos – para conosco e com os outros por medo de sermos descobertos ou de que os outros ficassem, a saber, desanimando sobre nós.  Em recuperação, os sentimentos dolorosos vêm frequentemente à superfície, e quando deixar assim sentindo-nos mal.  Palavras com infelizes ou tristes podem dar uma boa descrição desses sentimentos dolorosos.  Por vezes não só nos sentimos mal como acreditamos que somos maus.
Não só nos sentimos magoados como acreditamos que há algo de errado no mais profundo do ser.  Acreditamos que há algo de errado não só com o uso de álcool ou drogas, mas também conosco próprios.  Sentimos que algo nos falta, sentimentos inadequados e vazios.
Esse sentimento crônico que nos invade é muitas vezes a vergonha.  O vazio aumenta com o derrotismo e com a necessidade constante de preenchimento.  O vazio da vergonha é uma armadilha em recuperação que nos impede de nos sentirmos satisfeitos e que faz com que fato de não usarmos drogas, álcool, comida ou outros comportamento compulsivos, pareça impossível, em relação aos nossos sentimentos – para conosco e com os outros – por medo de sermos descobertos ou de que os outros ficassem, a saber, desanimado sobre nós.
Em recuperação, os sentimentos dolorosos vêm frequentemente à superfície, e quando deixar assim sentindo-nos mal.  Palavras como infelizes ou tristes podem dar uma boa descrição desses sentimentos dolorosos.  Por vezes não só nos sentimos mal como acreditamos que somos maus.  Não só nos sentimos magoados como acreditamos que há algo de errado no mais profundo do ser.  Acreditamos que há algo de errado não só com o uso de álcool ou drogas, mas também conosco próprios.  Sentimos que algo nos falta, sentimentos inadequados e vazios.

Esse sentimento crônico que nos invade é muitas vezes a vergonha.  O vazio aumenta com o derrotismo e com a necessidade constante de preenchimento.  O vazio da vergonha é uma armadilha em recuperação que nos impede de nos sentirmos satisfeitos e que faz com que fato de não usarmos drogas, álcool, comida ou outros comportamentos compulsivos, pareça impossível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário