sábado, 30 de dezembro de 2017

061- Ansiedade e Sexo


Muitos não sabem, mas sexo é um dos grandes escapes de ansiedade, um dos maiores. No sexo acontece uma grande liberação de energia, que descarrega a ansiedade; por isto o sexo é tão fundamental para o homem. A ansiedade sempre afeta a sexualidade humana. Interessante como em casos de muita ansiedade a postura sexual é alterada: alguns ficam mais agressivos, outros totalmente tensos; as mulheres ficam frígidas, os homens tem ejaculação precoce, ou vontade de arrebentar “aquela vagabunda na cama”.
A maior parte das fantasias sexuais tem a ver com o tipo de ansiedade que a pessoa tem: alguns tem ansiedade e tem vontade de bater, outros de apanhar e por aí vai. Nesta seção iremos ver onde e como a ansiedade afeta a vida sexual de homens e mulheres. Boa sorte.
Muita gente não entende por que existem pessoas que tem compulsões de ordem sexual. Os homens são classificados como tarados, galinhas, vigaristas, inadequados e incapazes de amar.
As mulheres são chamadas de prostitutas, vagabundas, promíscuas, não confiáveis, e outros que tais. A proposta aqui não defender e nem atacar nenhum tipo de comportamento, muito menos de ordem sexual, mas sim de permitir que possamos entender o nosso comportamento e o das pessoas que estão a nossa volta.
A ansiedade gera um estado de tensão, de retenção muscular, que para algumas pessoas tem um registro semelhante à excitação sexual. Para estas pessoas a tensão está à flor da pele, e qualquer toque físico ou a qualquer estimulação sexual, mesmo que seja da imaginação, desencadeia aquilo que chamamos de tesão, uma reatividade dos órgãos sexuais (o homem fica com o pênis ereto e intumescido, a mulher tem secreções vaginais, a pelo e bico dos seios arrepiados), e uma necessidade compulsiva de se libertar desta tensão através do orgasmo. É o chamado prazer do alívio. Ele costuma ser um tesão intenso, mas produz um orgasmo de má qualidade. Como a pessoa é cronicamente ansiosa, a tensão volta rapidamente, assim como também volta a necessidade de estimulação sexual. Nesse estado, as necessidade fisiológicas falam muito mais alto do que qualquer questão afetiva, fazendo ser meio indiferente o parceiro ou parceira. Para este tipo de pessoa, quanto maior o seu estado de ansiedade, maior a sua necessidade sexual, maior a necessidade de descarga de adrenalina (ter o ato sexual em situações ou com pessoas potencialmente perigosas), se masturbar compulsivamente, como formas de aliviar o seu alto grau de ansiedade.
Uma vez que a pessoa trate de sua ansiedade, a sua vida sexual encontrará um equilíbrio e uma qualidade antes jamais conhecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário