quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

016- 8º Passo de N.A. (Visão do Calunga)


“Fizemos uma relação de todas as pessoas a quem tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados”.

Uma das coisas que mais fazem a gente sofrer pelas coi­sas que fizemos ou provocamos de alguma forma é ter de nos lembrar das pessoas queridas que sofreram por causa delas. Outra coisa que nos faz sofrer terrivelmente é o ape­go ao passado, ao que aconteceu e às lembranças, às situa­ções, especialmente àquelas que nos entristecem e causam dor profunda. Porque ninguém fala de apego, quando as lembranças são boas e trazem contentamento, né memo?

Mas quando são lixo do passado, monstros que carre­gamos em nós, parece que vamos ser eternos reféns daque­le passado, pensando naqueles que prejudicamos ou que se magoaram com nossas atitudes, os amigos que perdemos, o cônjuge que se cansou e foi embora deixando saudade, gen­te pra quem causamos prejuízo material, gente que ferimos de alguma forma.

Então, o negócio funciona assim: você precisa trazer aquele sofrimento que tá lá guardado, escancarar ele e olhar bem, encarar bem ele. Procurar compreender bem, perceber que ele esteve ali e que ele fez parte de você... Isso mesmo: fez! Não faz mais, não tem lugar pra ele dentro de você, por­que você quer passar a alimentar coisas boas pra colocar aí dentro e, pra isso, tem de se libertar de tudo o que se tornou indesejável. Você precisa exercitar o desapego emocional.

O tempo tem a magia de se renovar continuamente.

Um modo de muitas pessoas se sentirem melhor pra isso é realizar reparações. Talvez ajude você. Reparação significa compensar, procurar fazer algo que possa repor a perda que causamos, de algum modo. Outras vezes, signifi­ca apenas falar de nossa dor e arrependimento, mesmo sem esperar perdão ou “festinha” – que nem sempre virão. E, às vezes, essas pessoas não estão mais por perto, aí então nos predispomos a procurá-las ou aguardar que a vida provi­dencie um encontro, no momento mais oportuno.


Não se preocupe se forem muitas. Tenha coragem, faça essa lista e confie na sabedoria da vida pra encaminhar tudo o que precisa acontecer, no tempo certo e da melhor manei­ra possível. Conserve a humildade sempre pertinho de você, pois vai ser muito útil. Indispensável, mesmo, pra que o que você vai dizer e fazer tenha o toque da sinceridade da sua mudança interior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário