terça-feira, 31 de janeiro de 2017

018- 9º Passo de N.A. (Visão do Calunga)


“Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-las significasse prejudicá-las ou a outrem”.

A vida é feita de ações. Não adianta mudar a cabeça, pensar pensamentos bonitos, gostar das pessoas, se isso fica só na mente e não é realizado. O mundo tá cheio de idéias que poderiam mudá-lo, mas para muitas delas falta alguém que diga – “Vamos logo, cuidar de pôr isso em prática!”

Do mesmo jeito, aquilo que você se propõe a fazer care­ce de começar a ser feito.

Sabe, depois de passar tantas coisas nas encarnações que passei, depois de toda dor, de todo desapontamento, de todo lamento, um dia eu fui perceber que só tinha mesmo uma coisa mais importante que tudo nessa vida: as pessoas.

Então, se a vida é feita de ações e o importante são as pessoas, você percebe (isso pode ser mais fácil ou mais di­fícil) que o mais importante que se pode fazer enquanto se está nela é construir ou reconstruir relacionamentos baca­nas. Ou, pelo menos, tentar.

Vai fazer bem sair do porão dos trambolhos que você tem aí e encontrar as pessoas. Isso vira uma proposta de vida: ir pro porão faxinar, sair e encontrar as pessoas, ir pro porão faxinar, sair e encontrar as pessoas...

Nem sempre você vai conseguir com elas tudo o que quis, do jeito que quis. Porque tudo é assim e no fundo o que a gente controla é bem pouco, especialmente com mais gente envolvida. Quanto mais gente, mais as coisas podem tomar rumos inesperados, porque não somos donos da li­berdade de ninguém e tudo vai fluir do seu jeito. Se algo não correr como você planejou, apenas aceite – humildemente – que há forças maiores atuando na vida.

Mas abrace a idéia de ser uma pessoa melhor, um fi­lho ou filha melhor, um pai ou mãe melhor, um amigo ou amiga melhor. Isso você tem o poder de querer e conse­guir! A gente sempre tem amplo poder de fazer o que quiser, dentro da gente!


Mas a humildade vai estar presente aí de novo, a sua amiga e parceira. Porque só ela vai lhe permitir olhar pra você e assumir aquilo que você é e o jeito que você está: “Eu sou um filho de Deus e um ser criado pra ser pleno e feliz! Eu estou dependente de uma substância que eu não quero mais que entre dentro de mim, porque sou eu que quero mandar em mim e, não, ela me comandar. Se eu deixar, ela me assume e me dirige. Não considero isso certo, nem digno, nem justo pra mim mesmo. Eu estou assim, não posso fugir nem evitar, mas posso lutar do meu jeito e não mais me curvar.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário