domingo, 19 de março de 2017

025- 12 Passos Cristãos


O objetivo dos 12 Passos Cristão é de conscientizar a todos os dependentes que existe uma necessidade de reconhecimento de que ele é impotente perante o álcool e as drogas, conscientizá-lo dos seus erros e atitudes do passado, porém que através do amor existe o perdão, e que não mais tais erros devem ser repetidos em sua vida.  Sugeri a admissão das suas fraquezas como ser humano e mostrar que todos somos dependentes do nosso criador “Deus”, que devemos aceitar as suas vontades e transmitir a todos os dependentes uma mensagem positiva sobre a recuperação da sobriedade.

A partir do momento que o dependente químico encaixa em sua vida de recuperação todos os DOZE passos, ele começa com maior facilidade dominar suas vontades, e a prática deles em sua rotina diária o ajuda a ter maior facilidade para manter a sua sobriedade, porém sempre permanecendo em recuperação.

Esses passos o dependente deve sabê-los de forma decorada a fim de praticá-los em todos os detalhes em sua vida de recuperação.

1º Passo: “Admito que sou impotente perante o álcool e as drogas, e que perdi o domínio sobre minha vida, que esse é o momento de recomeçar e só depende de mim”.

2º Passo: “Começo a acreditar em um Poder Superior que é Jesus Cristo, somente ele poderá me devolver uma cabeça boa para enfrentar o mundo e mudar de vida”.

3º Passo: “Entrego a minha vida e minhas vontades aos cuidados de Deus e começo a aceitar a vontade dele mesmo na dor”.

4º Passo: “Faço um inventário moral de mim mesmo e estou disposto a mudar a minha maneira de pensar com relação ao meu passado, ao meu presente, ao meu futuro, enfim à minha vida num todo”.

5º Passo: “Admito perante á Deus, perante á mim mesmo e perante os outros seres humanos a natureza exata das minhas falhas”.

6º Passo: “Prontifico-me inteiramente a deixar que Deus remova todos os meus defeitos”.

7º Passo: “Humildemente eu rogo á ele (Deus) que me livre das minhas imperfeições”.

8º Passo: “Faço uma relação com os nomes das pessoas que prejudiquei e me prontifico a reparar os danos causados com entendimento”.

9º Passo: “Faço reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, somente não a faço quando percebo que essa reparação pode ser prejudicial a mim mesmo ou a outra pessoa”.

10º Passo: “Continuo fazendo inventário pessoal e quando erro, admito prontamente”.

11º Passo: “Procuro através da meditação e da oração melhorar o meu contato consciente com Deus da forma que fui concebido, rogando o conhecimento de sua vontade com relação a mim e forças para realizar tais vontades”

12º Passo: “Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses passos, procuro transmitir uma mensagem aos alcoólatras e aos drogados e ser um exemplo de vida, praticando o princípio de cada um em todas as minhas atividades”.

Os 12 Passos são utilizados por diversas instituições para auxiliar o dependente em sua recuperação, em cada instituição ele é escrito de uma maneira um tanto que diferente da outra, porém em todas elas os significados são os mesmos, sendo fundamental a vivência de cada um deles pelo dependente para a sua recuperação e sua sobriedade.


Os 12 passos descritos acima estão discriminados apenas por suas chamadas principais, porém cada um deles é de um conteúdo muito grande e importante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário